top of page

Indicação de Livros

melhor do aikido.jpg

O Melhor do aikido

Traz uma introdução completa e oficial de todos os fundamentos do Aikido, escrita pelos dois sucessores diretos do fundador dessa arte marcial. Morihei Ueshiba. Os co-autores Kisshomaru Ueshiba e Moriteru Ueshiba, filho e neto do Fundador, procuram manter seu legado e compartilhar, com os milhões de homens e mulheres do mundo todo que praticam Aikido atualmente , as mais importantes técnicas e princípios dessa arte. Este livro é um instrumento básico de treinamento para todos os praticantes do Aikido - iniciantes ou avançados - que desejam aprofundar o seu conhecimento das formas e do espírito do Aikido. Subjacente às formas, ou técnicas físicas, estão os princípios espirituais do Aikido, que são baseados no noção de ki, ou 'força vital'. O ki é o elemento fundamental para a compreensão do Aikido. Mas como explicam os autores, não se pode aprendê-lo somente assistindo a demonstração ou lendo um livro. Certamente, o melhor meio de viver a experiência do ki é com a prática, unificando o corpo e a mente. 'O melhor do Aikido' ajuda o praticante a alcançar essa meta e oferece instruções passo a passo que complementarão o conhecimento adquirido no dojo. O texto é ricamente ilustrado com fotografias nunca antes vistas, que mostram o mestre Moriteru Ueshiba demonstrando as técnicas fundamentais da arte.

A-Arte-Cavalheiresca-do-Arqueiro-Zen.jpg

a arte cavalheiresca do arqueiro zen​

Em nova edição e com prefácio de Monja Coen e introdução do professor Suzuki, este é o segundo volume da coleção Clássicos Zen por Monja Coen. Trazendo o fantástico para o nível real, o filósofo alemão Eugen Herrigel, conta nessa obra a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão. Esse é um livro que ajudará o leitor do Ocidente a penetrar na essência dessa experiência oriental.

a armonia da natureza.jpg

'Aikidô e a harmonia da natureza'

 

revela os princípios éticos e filosóficos englobados na arte do Aikidô e relaciona esses princípios com as leis da natureza. Ilustrado com desenhos do próprio autor, com diagramas, caligrafias e fotografias demonstrando as técnicas desta arte marcial, este livro também oferece a história dessa prática, anedotas pessoais sobre o fundador do Aikidô e a tradução de várias de suas palestras.

Aikido: técnica e filosofia

 

Mais do que simplesmente uma arte marcial, o Aikido: técnica e filosofia (selo Escrituras) é uma concepção de mundo na qual “o aprimoramento técnico serve ao propósito da evolução pessoal, do aumento da disciplina e da autoconfiança”.As origens do Aikido estão em técnicas tradicionais, vindas de experiências de lutas datando de muitos séculos no Oriente. Mas sua prática foi formalizada na década de 1930 e sintetiza a mudança de pensamento que ocorreu nas artes marciais no início do século XX: não se trata apenas de executar os movimentos da luta segundo a melhor técnica, mas obedecer e acreditar em toda uma filosofia sobre a vida e as ações pessoais. Por essa razão, uma das características do Aikido é a ausência de competição. Como afirma o criador da arte, mestre Ueshiba, “o praticante do Aikido deve ser um guerreiro da paz”.Para escalar a montanha desconhecida desta arte marcial, é necessário muita paciência. Para chegar até o topo, deve-se caminhar em uma espiral ascendente, nunca em uma linha reta. Conhecer todos o lados e ângulos para evitar uma queda abrupta e inesperada. O objetivo não é atingir o topo o mais rápido possível e conhecer as glórias, mas assimilar com profundidade todas as perspectivas.

tecnica e filosofia.jpg
Em louvor da sombra.jpg

Em louvor da sombra

Neste breve ensaio sobre estética escrito em 1933, Junichiro Tanizaki analisa a arquitetura, o teatro, a comida, o vestuário, o papel e até o tom de pele para refletir sobre um elemento central da cultura japonesa: o contraste entre a penumbra e a claridade. Se os ocidentais têm por hábito polir a prata para que ela tenha um aspecto sempre brilhante e renovado, a tradição nipônica valoriza justamente o contrário. A gordura das mãos e a ferrugem acumuladas sobre os objetos mostram a passagem do tempo e representam, portanto, as histórias ali contidas.

Ikigai Os segredos dos japoneses para um

Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz

Descubra seu ikigai e encontre o propósito que vai guiar sua vida

Por que existem pessoas que sabem o que querem, enquanto outras definham na confusão? Segundo os japoneses, o segredo é encontrar seu ikigai, conceito que pode ser traduzido como razão para viver. Ter um ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade.

Em Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

bottom of page